quinta-feira, 21 de março de 2013

Super-bateria promete maior eficiência e menor tempo de recarga



Novo modelo é mais uma alternativa frente ao combustível fóssil

Pesquisadores da University of Southern California desenvolveram uma nova bateria de lítio que é três vezes mais potente que as disponíveis no mercado e que leva apenas dez minutos para se recarregar. Essa bateria pode ser utilizada nos mais diversos aparelhos, de telefones celulares a carros híbridos.

Os modelos atuais de bateria, para abastecerem algum produto eletrônico, utilizam pequenas “folhas” de carbono-grafite em cada um dos eletrodos que, ao longo do tempo, vão se deteriorando, diminuindo sua eficiência.

A grande vantagem desse novo dispositivo é o fato de possuir nanotubos porosos de silicone que não se deterioram, e permitem que os íons de lítio se movimentem mais rapidamente dentro da bateria.

Apesar dos riscos associados ao descarte inadequado e a contaminação ambiental causada pelo lítio, que é um poluente orgânico persistente (POP), essa nova bateria surge como uma alternativa ao consumo de combustível fóssil, largamente utilizado na geração de energia elétrica.

A bateria ainda está em estágio de desenvolvimento e testes mas, de acordo com os pesquisadores, deve chegar ao mercado por volta de 2016.

Visite a seção de postos de reciclagem do eCycle para saber como e onde descartar suas pilhas e baterias de maneira correta.

Matéria no site eCycle


Nenhum comentário:

Postar um comentário