segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aprenda a fazer enfeites de natal aproveitando materiais

Existem diversas opções de enfeites ecológicos para fazer o seu natal mais ambientalmente correto. A sugestão que o CicloVivo dá hoje, são dicas de diversos artistas que reaproveitam materiais como rolhas, galhos, tecidos e rolos de papel higiênico, entre outros.

Flores feitas com fitas ou tecido
Recorte tiras bem compridas de tecidos coloridos, dobre-as uniformemente e passe o a linha por uma das extremidades, conforme figura presente na galeria ao lado. O modo como as tiras são costuradas pode variar, para que as flores tenham formatos distintos.

Flores feitas com rolo de papel higiênico
Pegue um rolo de papel higiênico e retire qualquer resíduo de papel ou cola que estiver presente. A seguir, recorte seis “anéis” com cerca de um centímetro de largura, para cada flor. Passe tinta de sua preferência, dentro e fora de cada anel e espere secar. Cole os anéis em formato de pétala e espere secar. Se quiser fazer uma flor sem ser vazada, cole as pétalas separadas sobre um tecido, filtros de café usados e limpos ou papelão, e recorte os excessos.

Para finalizar, passe uma linha por uma das pétalas, una as extremidades do fio com um nó e a flor já estará pronta para ser pendurada.
Árvore de natal feita com galhos
Para começar a construir esta árvore é preciso primeiro encontrar alguns galhos. Faça a seleção dos mais bonitos e mais lisos. A seguir determine qual será o tamanho da base de sua árvore e corte o ramo. Para cada “nível” da árvore diminua cerca de um centímetro, o comprimento dos galhos. Entre cada um, coloque um toquinho de um centímetro, todos estes pedaços podem ser colados com cola quente, para darem forma à árvore. No entanto, existe outra opção, que deixará o artesanato parecido com um móbile. Para isso, faça um furo que atravesse cada peça – de preferência com uma furadeira, depois passe com linha ou um fio de náilon pelo buraco, intercalando os “galhos” e o toco, em ordem crescente. O ideal é que sobre uma alça de náilon para que a árvore possa ser pendurada posteriormente. Se quiser decorar seus galhos, pinte-os depois de furá-los e espere secar.

Enfeites de rolhas
Perfure a rolha no sentido longitudinal e acrescente miçangas decorativas em cada uma das pontas, presas por um fio. Para furar a rolha o ideal é utilizar a furaderia com uma broca pequena. Para finalizar, dê um nó nas pontas para que não se soltem.
Caso prefira, é possível colocar no lugar das coquinhos, sementes ou pequenos caroços no lugar das miçangas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário