sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano Novo Vida Nova e sempre muito a agradecer

Ano Novo Vida Nova
A mesma pessoa, mas lá no fundo milhares de desejos, sonhos e realizações diferentes
Ano Novo Vida Nova
A mesma vida, mas vista sob um novo aspecto com as lições aprendidas neste ano que se encerra
Ano Novo Vida Nova
Os bons velhos e novos amigos que fazem parte de cada pedacinho de mim. Parece que tudo fica mais leve quando olho pra traz e vejo cada gesto, cada olhar, cada forma de carinho
Ano Novo Vida Nova
Mas, muito a agradecer a Deus pelo ano que passou.



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Domingos Tótora, mestre do design sustentável

Nascido em Maria da Fé, no interior de Minas Gerais, Domingos Tótora cresceu cercado pelas belezas naturais de uma cidade serrana. Como é fácil perceber conversando com o artista, o amor pelo lugar e a profunda ligação com a natureza, o inspiram a criar belíssimos artefatos decorativos para casa. Para aprimorar aptidões naturais, frequentou cursos livres em diferentes locais, entre eles, a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Itália vai banir sacos plásticos em compras a partir de janeiro, que tal !!


MILÃO, 29 de dezembro (Reuters Life!) - A Itália, um dos países que mais usam sacos plásticos nas compras em toda a Europa, vai proibir o uso das sacolas a partir de 1o de janeiro. Os vendedores advertem que será o caos, mas muitas lojas estão apoiando a mudança.

Os críticos italianos afirmam que as sacolas de polietileno gastam muito petróleo ao serem fabricadas, levam tempo demais para se desintegrarem, entopem canos de esgoto e se espalham facilmente tornando-se perigos ambientais.

Os italianos usam cerca de 20 bilhões de sacos por ano - mais de 330 por pessoa - ou cerca de um quinto do total usado na Europa, de acordo com o grupo ambientalista italiano Legambiente.

A partir de sábado, os vendedores estão proibidos de dar sacolas de polietileno aos compradores. Eles podem usar sacos de outros materiais, como plástico biodegradável, tecido ou papel.

Outros países europeus tentaram esquemas voluntários para cortar o uso de sacolas plásticas, como a promoção de sacos com algodão reutilizável. Em 2002, a Irlanda impôs uma taxa de 15 centavos de euro por sacola, cortando o uso em 90 por cento em uma semana.

"Fala-se de uma revolução que já está acontecendo", disse o chefe científico do Legambiente, Stefano Ciafani, sobre a mudança para sacolas biodegradáveis.

Duas centenas de municípios entre os 8 mil da Itália já introduziram proibições próprias contras os sacos plásticos, incluindo as cidades de Turin e Veneza, afirmou Ciafani.
Muitas cadeias de supermercado começaram a usar sacolas biodegradáveis para os consumidores, mesmo que não em todo o país, diz o Legambiente em seu site.
Por Nigel Tutt

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Desconecte para conectar!

Recebi esse vídeo de uma amiga muiiito querida de áureos tempos da escola. Trabalho “ligada” diariamente e atuante nas Redes Sociais, blogs, twitter etc.... Preciso da internet para a mobilização de todo o Brasil, é assim que conseguimos nos unir e fazer uma rede de pessoas, escolas e comunidade do país, com um mesmo caminho comum na mobilização social.
Mas existe uma diferença quando é a nossa vida, o nosso dia a dia, o abraço apertado, o aperto de mão, a palavra falada olhando nos olhos, a alegria do som de uma gargalhada ou mesmo de um choro. Não podemos deixar de dar maior importância à aquela pessoa que está ali, ao nosso lado, naquele momento, e usufruir do que a vida nos dá de melhor, pois as sensações desses momentos não voltam jamais.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diferentes maneiras de ver o Natal

Matéria tirada do Site Outras Vias - mobilidade urbana e bicicletas em SP é uma matéria muito interessante questionando o verdadeiro sentido do Natal, os enfeites e iluminações, que neste caso foram feitos em SP.
" As justificativas para se usar verba pública na decoração e consumir tanta eletricidade com as luzinhas o mês inteiro é o retorno que em tese a cidade ganha não só por ficar mais bonita e agradável, como por atrair turistas". Vejam a matéria completa AQUI. Com esse mesmo pensamento às vezes questiono a beleza da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas no RJ , com a dificuldade que todos os carros tem de acesso, com um engarrafamento diário, do dia que inaugura até a sua retirada.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Natal: Jesus ou Papai Noel? por Frei Betto

Aproxima-se o Natal. Curioso como, numa sociedade tão laicizada como a nossa, na qual predomina a tendência de escantear a religião para a esfera privada, uma festa religiosa ainda possa constituir um marco no calendário dos países do Ocidente.

Há nisso uma questão de fundo: o ser humano é, por natureza, lúdico e sociável, o que o induz a ritualizar seus mais atávicos gestos, como alimentar-se ou se relacionar sexualmente. Além de elaborar, condimentar e enfeitar sua comida, o que nenhum outro animal faz, o ser humano exige mesa e protocolo, como talheres e a sequência prato forte e sobremesa.
No sexo, não se restringe ao acasalamento associado à procriação. Faz dele expressão de amor e o reveste de erotismo e liturgia, embora o pratique também como degradação (prostituição, pornografia e pedofilia) e violência (jogo de poder entre parceiros).

O Carnaval, como o Natal, era originariamente uma festa religiosa. Nos três dias que antecedem a Quaresma, período de jejum e abstinência recomendados pela Igreja, os cristãos de fartavam de carnes - daí o termo Carnaval, festival da carne. Resume-se, hoje, a uma festa meramente profana, onde a carne predomina em outro sentido...

Essa transmutação ocorre também com o Natal. Por ser festa de origem cristã, para celebrar o nascimento de Jesus, a sociedade laica e religiosamente plural a descaracteriza pela introdução da figura consumista de Papai Noel. O que deveria ser memória da presença de Deus na história humana, passa a ser mero período de miniférias centrada em muita comilança e troca compulsiva e compulsória de presentes.

Daí o desconforto que todo Natal nos traz. Como se o nosso inconsciente denunciasse o blefe. Sonegamos a espiritualidade e realçamos o consumismo. Ótimo para o mercado. Mas o será também para as crianças que crescem sem referências espirituais e valores subjetivos, sem ritos de passagem e senso de celebração?

Longe de mim pretender restaurar a religiosidade repressiva do passado. Mas se há algo tão inerente à condição humana, como a manutenção (comer) e a procriação (sexo) da vida, é a espiritualidade. Ela existe há cerca de um milhão de anos, desde que o símio deu o salto para o homo sapiens. As religiões são recentes, surgiram há menos de dez mil anos.

Se a espiritualidade não é fomentada na linha da interiorização subjetiva e da expressão de conexão com o Transcendente, ela corre o sério risco de, apropriada e redirecionada pelo sistema, cair na idolatria de bens materiais (patrimônio) e de bens simbólicos (prestígio, poder, estética pessoal etc). Talvez isso explique por que a maioria dos shoppings centers tem linhas arquitetônicas similares a catedrais pós-modernas...

Já não são princípios religiosos que norteiam a nossa vida. Desestimulados ao altruísmo e à solidariedade, centramos a existência no próprio umbigo - o que certamente explica, na expressão de Freud, "o mal-estar da civilização", hoje acrescido desse vazio interior que gera tanta angústia, ansiedade e depressão.

Frei Betto
Veja mais conteúdo no Site Frei Betto ou no Twitter
Com certeza o Natal é ocasião propícia para, como propôs Jesus a Nicodemos, nascer de novo...
Publicado no Site da Adital