sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta 2010 vamos fazer a nossa parte

A Hora do Planeta é um apelo global à ação para cada indivíduo, cada empresa e cada comunidade em todo o mundo a desligar as luzes durante uma hora. É um convite para se mobilizar, para assumir a responsabilidade, e tomar uma atitude face aos problemas das mudanças climáticas, envolver-se e colaborar com um novo caminho para um futuro sustentável.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Hospedagem subterrânea

Na Inglaterra, para preservar a vegetação do Cinturão Verde, o escritório de arquitetura ReardonSmith projetou um hotel subterrâneo, que será construído a partir de critérios sustentáveis Ao serem contratados para projetar um hotel localizado dentro do Cinturão Verde de Hersham, no sul da Inglaterra, os arquitetos do escritório ReardonSmith Architects tiveram uma sacada e tanto para preservar a imensa área verde e causar menos impacto ambiental: construí-lo em­baixo do solo.  O hotel subterrâneo com capacidade para 200 hóspedes deverá ser construído num espaço de 16500 m² levando em conta diversas medidas sustentáveis, como reaproveitamento de água, paredes de vidro para otimizar o uso de luz natural, redução de emissões de carbono e eficiência energética, além de uma ação que promete revitalizar toda a vegetação local - já que hoje há ali uma conhecida pista de golfe. "Buscamos total interação com a natureza.

terça-feira, 23 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Comprar, o novo mal da humanidade

Oneomania. Esse é o nome da doença que acomete até 8% da população mundial e se caracteriza pela perda total do controle diante de produtos
Obesidade, dividas pessoais, depressão, violência. Antes de taxar essa lista como conseqüências da modernidade, pense nas raízes desses problemas. Por mais inusitado que pareça, busque as origens na crise ambiental. A ONG de pesquisa americana Worldwatch Institute classifica esses sinais, no relatório anual Estado do Mundo, como evidências claras do risco imposto à humanidade pelo consumo exagerado. Uma prática que degrada o meio ambiente, compromete a capacidade de renovação dos recursos naturais do planeta e diminui a qualidade de vida das pessoas. Sofrem os excluídos da festa consumista e os participantes, que perseguem sempre o mais novo e bonito. Busca sem fim.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Debate sobre Olimpíadas reforça a importância da participação cidadã

Dando prosseguimento a um ciclo de conversas chamado “Megaeventos: o futuro do Rio em nossas mãos", o Ibase promoveu encontro para debater as transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passará tendo em vista a realização de eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O principal objetivo é a construção de estratégias de monitoramento e participação cidadã nas decisões sobre as obras e ações previstas.
Leia a matéria completa no Portal do Ibase

Água limpa para um mundo saudável - Dia Mundial da Água 22-março-2010

Água limpa para um mundo saudável. Definido pela Organização das Nações Unidas, ONU, o tema do dia Mundial da Água 2010 chama a atenção para o fato de que a qualidade de vida no planeta depende diretamente da qualidade dos recursos hídricos. A escolha não poderia ser mais pertinente. A humanidade vive hoje os primeiros capítulos de uma crise de escassez, que tende a se aprofundar nas próximas décadas, caso não sejam tomadas ações globais no sentido de promover o uso sustentável do recurso. Se considerarmos as projeções de que 6,4 bilhões de pessoas estarão morando em áreas urbanas até 2050, contra os atuais 3,4 bilhões, o impasse é ainda mais evidente.

Exposição Uta mostra esculturas feitas com lixo urbano

Entre os dias 19 e 21 de março, a cidade de São Paulo receberá a mostra Urban Trash Art – ou Expo Uta, como é conhecida pelos artistas –, que expõe, apenas, obras de arte produzidas a partir de lixo urbano.
Criada pelos artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, a exposição mostrará esculturas, de variadas formas e dimensões, feitas a partir do reaproveitando de objetos e outros materiais que, depois de perderem a utilidade, foram descartados pela população no lixo. A proposta é incentivar os artistas e os próprios visitantes a buscarem, sempre, uma reutilização para os materiais no dia-a-dia, ao invés de descartá-los em aterros. Entre os artistas que exibirão seu trabalho durante a Expo Uta estão Nani Brisque, Mouco, Mundano, Lela Simões e Ian Monteiro. Expo Uta – Urban Trash Art - Data: de 19 a 21 de março

segunda-feira, 15 de março de 2010

Reciclagem de rolhas de cortiça já permitiu plantar mais de 5500 árvores

Ao longo de 2009 foram recolhidas mais de 5 milhões de rolhas no âmbito do projecto “Green Cork/Criar Bosques” cuja segunda fase é hoje lançada. Na nova edição a rede de pontos de recolha foi alargada passando a abarcar todo o território nacional e o projecto passa a contar com o apoio dos Sapadores Florestais.  No âmbito das comemorações do Mês das Florestas e da Rota do Montado e da Cortiça, promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, teve lugar esta manhã o lançamento da segunda fase do projecto “Green Cork/Criar Bosques”.  A iniciativa, que resulta da colaboração da Quercus com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological, surgiu em 2008 com o objectivo de promover a reciclagem das rolhas de cortiça dando continuidade ao circuito sustentável deste produto, e constitui o primeiro projecto de reciclagem cujas verbas são utilizadas na recuperação da floresta autóctone portuguesa.  Ao longo de 2009 foram recolhidas 22 580 toneladas de rolhas, o equivalente a cerca de 5 milhões de unidades que permitiram plantar 5630 árvores autóctones no Parque Natural do Alvão e em Baião. Leia mais

quinta-feira, 4 de março de 2010

Participe do projeto “Plante Árvore sobre Rodas”

Na aventura de bicicleta, os diretores da instituição pretendem passar por várias cidades do Brasil, convidando as pessoas a plantarem árvores. É evidente todo o avanço do aquecimento global e seus efeitos, porém existe uma forma de combatermos esse grande mal do nosso século e essa solução não vem somente de tecnologias científicas, mas também, de árvores. É plantando árvores que podemos neutralizar o CO2 e é com este objetivo que o projeto “Plante Árvores sobre Rodas” irá plantar o maior número de árvores percorrendo o Brasil do extremo sul ao extremo norte.
Quem sabe podemos fazer isso em escalas menores....é só pensar....plantar nas escolas, nos condomínios, nas comunidades etc...

terça-feira, 2 de março de 2010

"Andrea" - Purificador de ar usa plantas como filtro agora está disponível no mercado

Com a ajuda do designer Mathieu Lehanneur, o especialista David Edward desenvolveu um purificador de ar que utiliza as folhas das plantas para filtrar as impurezas. É incrível mas com isso o ar puro das montanhas agora vem para dentro de casa. Funciona assim: o aparelho puxa o ar para dentro do aparelho, o ar é absorvido pela planta e alguns elementos químicos tóxicos que poluem o ar de casa são filtrados pelas folhas. Depois, o ar filtrado é liberado no ambiente. Custa cerca de 200 dólares no site.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dicas do twitter para iniciantes como eu......rsrs

Como usar o twitter - tradução do video original do Howcast. Vi esse vídeo pela primeira vêz no site da minha amiga Nélida Capela, que já está fazendo apresentações sobre essa ferramenta tão enriquecedora.