Enquanto os jovens britânicos têm utilizado atos violentos para se manifestar contra o governo, ocasionando incêndios, saqueamentos e ferindo pessoas, em Paris, as reivindicações foram “pintadas de verde”, com ativistas espalhando plantas pela Cidade Luz.
A ação dos parisienses começou após o momento em que o governo instalou pequenos postes em locais que antes funcionavam como estacionamentos em vias públicas. Descontentes com isso, os moradores da capital francesa passaram a enfeitar a cidade com pequenos vasos de flores, chamados de Potogreen.
Paule Kingleur foi o criador do pequeno jardim suspenso, que incentiva o espírito de participação pública, além de embelezar e transformar a paisagem urbana. O Potogreen é feito de maneira artesanal, através do uso de materiais reciclados.
As quatro bolsas que abrigam as plantas são feitas com embalagens de leite, tetra pak, e lona reciclada, que é manufaturada por pessoas em fase de reabilitação. Segundo Kingleur, o trabalho com essas pessoas atinge outra dimensão do projeto, que é direcionado ao cuidado social e à economia solidária.
O uso das caixas de leite permite que o Potogreen seja adequado para qualquer localidade, já que o alumínio interno impede que a água ou até mesmo a terra vazem e sujem o chão. Por isso, não existem limitações para a utilização desse jardim. Assim, qualquer pessoa pode, facilmente, recuperar seus espaços preferidos nas grandes cidades.
Informação do Site CICLOVIVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário