Os jogos olímpicos de Londres contam com quatro grandes estruturas construídas especialmente para receber algumas modalidades esportivas. Entre elas está o Velódromo, construído de maneira sustentável para abrigar as provas de ciclismo.
O projeto é do escritório inglês de arquitetura Hopkins, que levou em conta diversas premissas sustentáveis para construir um prédio altamente eficiente em energia. O edifício é elegante e os criadores garantem que foram usados materiais simples, que permitiram o cumprimento do prazo temporal e da disponibilidade orçamentária dos clientes.
A inspiração para a construção do velódromo foi a própria bicicleta, um objeto ergonômico engenhoso e que possui eficiência inigualável, segundo os arquitetos. “Queríamos que o mesmo design e criatividade aplicados na fabricação de uma bicicleta fossem manifestados no edifício”, informa o site do escritório Hopkins.
O Velódromo tem capacidade para receber até seis mil espectadores, acomodados de maneira confortável e com a capacidade de visualizar a pista em sua totalidade.
O ponto alto da estrutura é o telhado, branco e repleto de claraboias que atravessam todo o complexo e maximizam o aproveitamento da luminosidade natural. Além disso, o telhado conta com a utilização de um material específico que desvia o forte calor do sol durante o verão, para reduzir a quantidade de energia necessária para o arrefecimento.
O revestimento exterior é feito em madeira porosa, que facilita a ventilação natural cruzada e o edifício ainda conta com um sistema de captação da água da chuva, para que ela seja posteriormente utiliza no abastecimento.
(CicloVivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário