Muitos ainda associam uma sociedade sustentável a época das cavernas ou a alguma outra na qual o modo de vida era muito mais simples, sem tecnologia alguma, e isso acaba tornando a sustentabilidade uma utopia sem sentido algum.
Atualmente, com o avanço tecnológico acabamos criando necessidades que vão além das fisiológicas. Necessidade de itens que serviriam para facilitar a nossa vida, mas que tornaram-se fundamental na sociedade. Porém, isso faz parte do nosso desenvolvimento que não podemos deixar para trás.
O que é necessário é repensar a maneira que vivemos bem como todos esses produtos que são julgados tão necessários, para que possamos reduzir os seus impactos ou até mesmo viver sem eles. Assim se faz necessário o estudo do ciclo de vida de cada um dos produtos, e é aí que entra o Life Cycle Design ou Designe do ciclo de vida.Esta modalidade do design projeta um objeto levando em consideração todas as etapas pelas quais ele passa durante a sua produção (desde a escolha do material, dos fornecedores, etc.) e quais serão os seus caminhos, após o uso. “Jogar fora” não é mais uma possibilidade.