sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Onde reciclar latas de alumínio?



As latas de alumínio demoram de 200 a 500 anos para serem decompostas, mas a reciclagem do material é cada vez mais popular no Brasil.

O alumínio é o metal não ferroso mais utilizado pela humanidade, está presente no computador, nos automóveis, nos talheres, nas latas de bebidas, nas bicicletas e numa infinidade de itens. Por ser leve, macio, resistente, maleável (dos cerca de 68 metais existentes, é o segundo mais maleável), e resistente à corrosão, ele é bastante usado nas indústrias.

Apesar de ser um metal abundante na crosta terrestre (8,1%), raramente é encontrado livre. Para o obtenção do alumínio, há diversas maneiras, mas a maior parte delas utiliza a extração de bauxita. O método mais utilizado atualmente é o de Hall-Héroult, que consiste em um processo elétrico do refinamento da bauxita a elevadas temperaturas e tratamentos químicos. Um dos problemas desse método é o seu elevado custo energético (utiliza-se cerca de 14,5 kW/h para a produção de um quilo de alumínio).

No entanto, após a extração, ele tem inegáveis vantagens. A extração de bauxita ocorre em menor escala - são necessários cerca de quatro toneladas para produzir uma tonelada de alumínio primário, enquanto a proporção de bauxita é bem maior com outros métodos; e o índice de gasto de energia é bem mais baixo na hora da reciclagem dos materiais (pode-se produzir cerca de 20 novas latas recicladas com a mesma quantidade de energia usada na produção de uma lata feita com minérios virgens).

Veja a matéria completa no site eCycle


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Recicle seu óleo de fritura usado em sabão

Se você ainda joga óleo de fritura no ralo da pia, te damos aqui  lugares lugares que aceitem óleo usado para descarte.

Você pode procurar onde descartar resíduos aqui no link do Setor de Reciclagem

Alguns atalhos são para coleta de resíduos específicos, outros recebem todo o tipo de material, como óleo de cozinha saturado, papel e papelão, metais, plásticos, pilhas e baterias, entre outros resíduos recicláveis. Sempre que possível estaremos atualizando esta página com novas listas.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Saquinhos de sílica: eles têm mais utilidade do que você imagina

Os sachês podem ser reutilizados de inúmeras maneiras. Veja algumas delas

 

Você sabe o que é um saquinho de sílica? Talvez não haja associação direta com o nome, mas todo mundo já se deparou com algum pelo menos uma vez, seja em embalagem de bolsa, remédios ou de sapato novo. Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.

Como a maioria das pessoas não sabe para que servem os sachês, muitos desses itens acabam indo para a lixeira comum, quando poderiam ter diversas outras funções. A sílica pode ser usada em lugares que necessitem de conservação, como gavetas, guarda-roupas, cofres, etc.

Abaixo, estão outras opções de como reaproveitar os sachês de sílica:

-Em quadros e fotografias, coloque um saquinho dobrado para evitar possíveis mofos;
-Guarde com sua câmera fotográfica. Caso a lente esteja molhada, o sachê vai absorver a umidade para evitar que sua lente fique embaçada;
-Em caixas de ferramentas, a sílica evita que elas enferrujem;
-Secar itens eletrônicos como celulares e iPods (veja no vídeo abaixo);
-Guarde a ração dos animais em latas e coloque os sachês por cima para evitar que ela murche ou mofe;
-Na hora de viajar, coloque alguns sachês dentro da bagagem;
-Sapatos e jaquetas de couro podem mofar facilmente. Guarde-os junto com saquinhos de sílica para prolongar sua vida útil;
-Coloque um sachê no painel de seu carro. Em dias de chuva, ele ajuda a manter o pára-brisa limpo e claro;
-Proteja documentos pessoais e importantes, colocando o sachê de sílica onde quer que eles estejam armazenados;
-Use o saquinho para secar flores;
-Esconda alguns saquinhos nos parapeitos das janelas, para banir a condensação;
-Coloque os sachês em caixas de joias e outras pratarias, para evitar manchas;
-Abra os sachês e sature o gel sólido com óleos essenciais, para criar um potpourri;
-Reúna as suas lâminas de barbear e as mantenha em um recipiente com vários pacotes de sílica, para evitar a oxidação;
-As suas coleções de fitas de vídeo (se você ainda as guarda) vão durar muito mais tempo com os saquinhos;
-Mantenha sementes livres de umidade até que você esteja pronto para plantá-las. Adicione um pacote de gel de sílica para cada frasco ou saco de sementes;
-Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ela já está com muita umidade, mas existe uma forma de reciclá-lo. Para fazer isso, você deve providenciar luvas resistentes à alta temperatura, uma jarra ou pote de vidro (ou qualquer recipiente que aguente o calor) e uma lâmpada de tungstênio de mais ou menos 150 watts. Em seguida, coloque o gel de sílica no recipiente e insira a lâmpada no mesmo local. Ligue a lâmpada e deixe-a ligada por aproximadamente 3 horas. A umidade irá evaporar, e o seu gel retornará a cor azul. Espere esfriar e use a sílica novamente.

Dica do Site eCycle

 

CD é reciclável?

A reciclagem de CDs ocorre em países desenvolvidos. A reciclagem industrial inclui a desmagnetização, o desmonte dos discos e a reciclagem do plástico e de outros componentes.

Apesar da reciclabilidade do material, a “Software Manufacturer’s Association” (USA) estima que menos de 30% das mídias são recicladas. Isto significa que milhões de CDs e outras mídias de armazenamento vão para o lixo. São materiais que levam mais de 400 anos para se decompor.

O policarbonato e os metais reciclados podem ser usados em diversas aplicações, mas o custo X benefício da operação não é vantajoso. Então são necessários incentivos para que o material seja efetivamente transformado em nova matéria-prima.

Muito provavelmente isso nunca vai acontecer no Brasil, então repense o hábito de comprar DVDs piratas só porque são baratos, sendo que você nunca vai assisti-los novamente.

Se quiser conferir como transformar CDs em arte, confira a seção Plástico do Arte Reciclada!

Uma entre as várias boas dicas do Setor Reciclagem

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Greenwashing




Todo mundo já deve ter ouvido falar em produtos ecologicamente corretos, livres de CFC, 100% naturais e outros adjetivos que compõem o chamado Marketing Verde, que é o investimento em ações que podem gerar imagem positiva para a empresa por sua atuação real em favor do meio ambiente.

Mas será que alguém já parou para pensar se todos esses produtos que se vinculam a Economia Verde, realmente cumprem o que os rótulos prometem?

Um novo termo adotado ultimamente no mundo corporativo é o Greenwashing, que seria uma espécie de maquiagem verde. É um termo inglês utilizado por uma organização (empresa, governo, etc.) com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável  dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização. Neste caso, a organização tem, porém, uma atuação contrária aos interesses e bens ambientais.

Muitos oportunistas, aproveitando o momento da sustentabilidade em alta, procuram associar seus produtos a atribuições de práticas de responsabilidade ambiental duvidosas e oportunistas, sem critérios claros que respaldem suas pretensões ambientalistas, ou ainda, através da apresentação de símbolos e apelos visuais que podem induzir o consumidor a conclusões erradas sobre o produto ou serviço que deseja comprar.

A prática do Greenwashing é comumente observada nos rótulos das embalagens que contém, pelo menos, um apelo ecológico, tais como:

- Falta de provas – ex. xampu, sabão ou detergente que clama serem organicamente certificados, mas sem certificação verificável. Dizem-se “ambientalmente correto”, mas não especificam os fatos em são baseados.

- Incerteza – se refere às expressões que provocam dúvida no consumidor, como o termo, “material reciclado”, que não indica, exatamente, a porcentagem do produto que foi feita do reaproveitamento de materiais.

- Irrelevância – se refere aos rótulos de produtos que indicam uma qualidade que, na verdade, possui beneficio ambiental quase nulo.

- Malefícios esquecidos – ex. equipamento eletrônico eficiente energicamente, mas que contém materiais prejudiciais.

- Mentira – indica embalagens que contém declarações totalmente falsas, que clamam serem certificados por um padrão ambiental reconhecido (Ecologo, Energy Star, etc.)

Fonte: Coletivo Verde