quinta-feira, 28 de junho de 2012

Life Cycle, repensando a maneira de viver


Muitos ainda associam uma sociedade sustentável a época das cavernas ou a alguma outra na qual o modo de vida era muito mais simples, sem tecnologia alguma, e isso acaba tornando a sustentabilidade uma utopia sem sentido algum.

Atualmente, com o avanço tecnológico acabamos criando necessidades que vão além das fisiológicas. Necessidade de itens que serviriam para facilitar a nossa vida, mas que tornaram-se fundamental na sociedade. Porém, isso faz parte do nosso desenvolvimento que não podemos deixar para trás.

O que é necessário é repensar a maneira que vivemos bem como todos esses produtos que são julgados tão necessários, para que possamos reduzir os seus impactos ou até mesmo viver sem eles. Assim se faz necessário o estudo do ciclo de vida de cada um dos produtos, e é aí que entra o Life Cycle Design ou Designe do ciclo de vida.Esta modalidade do design projeta um objeto levando em consideração todas as etapas pelas quais ele passa durante a sua produção (desde a escolha do material, dos fornecedores, etc.) e quais serão os seus caminhos, após o uso. “Jogar fora” não é mais uma possibilidade.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dividir idéias! Atitudes Sustentáveis - reutilizando garrafas pet

Parede feita com GARRAFAS PET:

Cortina de GARRAFAS PET:

 Diversão PET:

Brincando e reciclando:

 Comedouro

 Jardim suspenso

 Decoração: porta revistas e castiçal
Idéias não faltam, precisamos multiplicar os hábitos




Dividir idéias! Atitudes Sustentáveis - reutilizando pneus


Acho que quanto mais idéias conhecermos, mais fácil fica aplicá-las no nosso dia a dia, muitas vêzes o pior é o começar, é pensar o que, como, onde podemos aplicar a sustentabilidade e as pequenas atitudes que podem mudar um futuro e o planeta.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A menina de 12 anos que calou o mundo durante a Eco92, volta ao Brasil



RAIO-X

NOME
Severn Cullis-Suzuki

ATUAÇÃO
Ativista, escritora e palestrante, apresenta um programa de TV local sobre água e povos indígenas e participa de uma rede independente de ONGs, a WeCanada, que monitora compromissos assumidos por políticos de seu país

NASCIMENTO
30 de novembro de 1979, em Vancouver (Canadá)

FORMAÇÃO
Graduada em ecologia e biologia evolutiva pela Universidade Yale; pós-graduada em etnobotânica pela Universidade de Victoria

FAMÍLIA
É casada e mãe de dois meninos 

TRAJETÓRIA
Filha de ex-professora de Harvard, a escritora Tara Elizabeth Cullis, e do geneticista e ambientalista David Suzuki, Severn fundou aos nove anos a Environmental Children's Organization, entidade de crianças em defesa do ambiente 

Aos 12, discursou na Eco-92. O vídeo ficou conhecido como "The Girls Who Silenced the World for 5 Minutes"

Em 2002, atuou na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, na África do Sul, como membro do painel de Kofi Annan

Em 2010, foi protagonista do documentário "Severn, a Voz de Nossas Crianças", de Jean-Paul Jaud

Entrevista à Folha

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Discos de vinil reutilizados em cases para iPhone e vários outros acessórios

Case para IPhone
 Bracelets
 Relógios para decoração

Os norte-americanos Patrick Chirico e Brian Farrell são sócios na empresa WrecordsByMonkey, que transforma antigos discos de vinil em diversos acessórios. Entre as criações estão cases para iPhone, braceletes, capas de cadernos, chaveiros, jóias, entre outras coisas.O trabalho da dupla teve início em um estúdio no Brooklyn, em Nova York, onde eles chegaram a produzir de maneira artesanal 200 mil pulseiras em vinil. Hoje a linha de produção está ainda maior e a diversidade de produtos também. Para se ter uma ideia, a empresa fabrica até mesmo placas de interruptor de luz e relógios.

A empresa busca se tornar cada vez mais verde, reduzindo a sua pegada de carbono. Para isso, investe em novas estratégias que minimizem o impacto em todo o processo de fabricação e distribuição de seus produtos. Todas as criações estão disponíveis para compra através do site.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Londres exibe árvore solar durante Jogos Olímpicos e Paraolímpicos


O designer Ross Lovegrove é conhecido por misturar ciência, tecnologia e natureza em seus projetos. Sua última criação é uma árvore que capta energia solar, inaugurada em uma feira de inovação em Londres.

O poste é equipado com células fotovoltaicas que transformam a luz do sol em eletricidade. Em formato de árvore, o poste tem 20 hastes verdes com painéis solares e galhos de LED. As luzes se acendem automaticamente quando escurece.

A árvore solar iluminará a cidade até o final de setembro, quando terminarem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres.

Matéria completa  CICLOVIVO

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tata mini CAT o novo carro movido a ar comprimido

São muitas idéias que estão sendo colocadas em prática, com um passo de cada vêz estão sendo feitas grandes mudanças para um futuro mais sustentável. Carros, bicicletas e motocicletas elétricas, e agora o carro a ar comprimido.  
Em parceria com a especializada empresa MDI de propriedade de um ex-engenheiro francês da Formula 1, Guy Négre, que detêm a tecnologia do motor movido somente a ar comprimido, a Tata Motors anunciou, que lançara seu veiculo movido a ar batizado de Tata Mini CAT no mercado indiano ainda em 2012.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Escorredor de pratos usa água para regar plantas


O Fluidity é um escorredor que possui duas funções: secar as louças e regar plantas. Isso mesmo, toda água excedente é aproveitada para regar ervas e pequenas plantas.