sábado, 28 de agosto de 2010

ECO Business 2010

A ECO Business acontecerá nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes.Pavilhão de Convenções. Horário : 13h às 21 h. disseminação de conceitos e práticas sustentáveis. A Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, promovida desde 2008 em São Paulo, reúne empresas que desenvolvem projetos sustentáveis, ecoprodutos e serviços, com o intuito de gerar negócios, promovendo integração, troca de informações e geração de conhecimento nas esferas social, ambiental e econômica.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Máquina de lavar do futuro economiza água e energia

Lavar roupa não é sustentável, definitivamente. Gasta-se muita água e, no caso das máquinas de lavar, muita energia também. Mas a solução pode estar chegando. A Orbital Washing Machine é ainda um protótipo, mas promete ser bem mais econômica. Ela tem um tambor que gira em dois sentidos, fazendo com que as roupas sejam lavadas mais rapidamente. Interessante também é que é possível retirar o tambor e jogar a roupa suja antes de colocar na máquina.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Descarte Zero do inglês “Zero Waste”, é uma questão que já está sendo discutida lá fora

 
Você sabia que na produção de camisetas, calças e outras peças de vestuário 15% a 20% do tecido é jogado fora? Um número alto e custoso para a o meio-ambiente que sofre com a chegada diária de milhares de toneladas de lixo. O mais preucupante é que toda esta matéria-prima poderia ser utilizada de forma mais inteligente ou reaproveitada para criar novos produtos, mas acaba indo diretamente para os lixões. Percebendo este quadro, estilistas sustentáveis inventaram uma maneira criativa de resolver o problema: criaram o conceito do Descarte Zero do inglês “Zero Waste”. O conceito consiste em aproveitar cada centimetro do tecido, criando desenhos que não deixem nenhuma sobra. Veja a matéria integral no Blog Coletivo Verde.

Idéia "reciclada" de empresa de eletrodomésticos vira obra de arte em Chicago

Peguei no site Ciclo Vivo essa notícia sobre a  ComEd, empresa norte-americana de eletrodomésticos que encontrou uma forma diferente antenar as pessoas de Chicago sobre à economia de energia. Com a ajuda de artistas locais, a empresa transformou geladeiras velhas em  obras-primas.  O projeto chamado de “Fine Art Fridges” faz parte da divulgação do programa de reciclagem criado pela ComEd. O fato de as obras estarem expostas ao ar livre remete à famosa exposição CowParade, que tem alcance mundial com vacas feitas por diferentes artistas, espalhadas pelas ruas. Mas nesse caso, ao invés de vacas, temos inovações em geladeiras velhas.  A reciclagem dos refrigeradores resultou em diversas apresentações artísticas inusitadas. As criações estão expostas nas ruas de Chicago, onde permanecerão até o dia 15 de setembro. A ação conta com geladeiras para todos os tipos e estilos. Veja aqui as variações de visual das "peças de arte.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Série Ameaçados de Extinção: Conheça a Lista Vermelha.

Do site Território Nacional.  As centenas de Animais Em Extinção na fauna brasileira têm como causa principal a falta de um planejamento adequado de manejo destes animais diante de exploração errada e até criminosa dos recursos naturais. Com isso o patrimônio natural brasileiro que é o de maior biodiversidade do mundo vem sofrendo perdas que se tornam irrecuperável e algo tem que ser feito com maior urgência para deter essa destruição, pois a maior parte dos animais em extinção tem como causa principal as mudanças causadas no habitat destes e cuja origem está nos desmatamentos, nas mudanças dos cursos dos rios, a caça ilegal, a captura de muitos animais silvestres para posterior venda ilegal destes. A verdade é que cada vez que uma nova pesquisa é feita para ver o número de animais ameaçados de extinção, esse número aumenta e numa das últimas pesquisas, teve esse número quase dobrado.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Adotar É Tudo de Bom

No próximo sábado dia 21 de agosto Chiara Gadaleta Klajmic, do blog Ser Sustentável com Estilo  estará no Brechó `A La Garçonne para a venda especial com 50 peças do seu acervo pessoal. Essa ação faz parte do projeto "Adotar É Tudo de Bom" parceria entre a Pedigree e a o `A La Garçonne. Parte da renda será revertida para ONGs que cuidam de cachorros abandonados. É em SP, mas serve como dica, quem sabe fazemos isso tb no RJ.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ecológio – O Relógio artesanal e sustentável

Claudio Nascimento é um artesão criativo e talentoso de Ilhéus – Bahia criador do Ecológio, um relógio de pulso sustentável feito artesanalmente utilizando matéria-primas naturais. Utilizando sementes de dendê, piaçava, coco, peroba e madeira de jacarandá reaproveitada Claudio confecciona cada Ecológio a mão criando designs únicos e exclusivos.

domingo, 15 de agosto de 2010

Calculadora de Emissão de CO2

Utilize esta calculadora para identificar sua emissão anual de dióxido de carbono (CO2), e como compensá-la com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.Clique para acessar o documento "Estimativa da Biomassa e Carbono em Áreas Restauradas com Plantio de Essências Nativas", que tem entre seus autores os consultores da KEYASSOCIADOS Jeanicolau Simone de Lacerda e Natália Pasishnyk.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cinco passos para aumentar seu bem-estar


A NEF (New Economics Foundation), organização independente no Reino Unido, voltada para a qualidade de vida da população, foi encarregada pelo governo britânico de examinar o trabalho de mais de 400 cientistas de todo o mundo, em 2008. O objetivo da iniciativa, batizada de Projeto Foresight sobre Capital Mental e Bem-Estar, foi identificar um conjunto de ações que pudessem melhorar o bem-estar da população e nortear políticas públicas.
Com base nos resultados dos trabalhos, reproduzimos aqui cinco passos propostos pela NEF. São pequenos exemplos de como não só os indivíduos, mas os governantes podem direcionar esforços para melhorar o bem-estar futuro da população, a partir de intervenções políticas. Por seu foco abrangente, as ações, planejadas inicialmente para o Reino Unido, têm aplicação mundial.
1) Relacione-se
2) Exercite-se
3) Fique ligado
4) Continue aprendendo  
5) Seja generoso
Veja a matéria completa no site Felicidade Interna Bruta

Eco-Chapa


A Eco-Chapa quente é pronta para o uso, pode-se fazer em minutos: pinhão, polenta, amendoim, carnes, peixes, aves, legumes e o que mais sua imaginação quiser. O legal é que ela tem multiuso e também dá pra esquentar leite, água pra café, chá, chimarrão e até para marmitinhas caseiras, por exemplo!Segundo o fabricante, com 100 ml de álcool comum obtém-se 40 minutos de chama forte, uma vez que a espessura de 3 mm da chapa garante eficiente distribuição e manutenção do calor. Como não sou muito chegado em álcool líquido perguntei a eles sobre esta questão e me garantiram que: "...Uma vez enchido o recipiente, que é de 110ml, e colocado no local, não há nenhum risco. O acendimento é suave, as peças são completamente estáveis, e uma vez colocada sobre uma mesa ou outra superfície firme e nivelada, não há nenhum risco de acidente. Você consegue pedir por aqui

Olhar animal

Abandonar e maltratar animais é crime federal. Lei 9605/98 DENUNCIE. A  adoção é um ato de amor, o animalzinho adotado será seu amigo fiel para todo o sempre,  não se  esqueça  de  tratá-lo com carinho. Veja no site Olhar Animal dicas e acompanhamentos para ajuda com aqueles que sempre serão nossos melhoes amigos.

Copos comestíveis evitam o uso de descartáveis

Tirado do blog Vida Responsável essa matéria sobre um copo biodegradável é tudo de bom. Que outra linha temos que cuidar do meio ambiente em que vivemos.
 Essa é a proposta do Jelloware, um copo biodegradável e comestível. Designers americanas do grupo The Way We See The World, viram que um copo produzido inteiramente com Agar Agar, uma espécie de gelatina extraída de algas marinhas, era possível. A divertida invenção ainda pretende acabar com os copos plásticos. Já que é biodegradável, os copos podem ser depositados diretamente na terra ou na grama, o que alimenta o crescimento da planta, ou pode ser consumido. Isso é tudo de bom !!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Prêmio Betinho Atitude Cidadã - Participe!!

O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.

Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.

Em 2009 o Prêmio teve ainda mais participantes. Foram cerca de 78.000 votos de 1.410 localidades e 32 vencedores.

Em 2010 o Prêmio teve início no dia 09 de agosto e termina em 03 de novembro. Participe - VOTE

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Óculos sustentáveis e estilosos feitos de bambu

Tirada do Site Coletivo Verde, essa matéria sobre os óculos sustentáveis.
Kayu que significa Madeira em Malaio é uma empresa de São Francisco, Estados Unidos que produz um óculos sustentável super bacana. A sua armação é totalmente feita de Bambu e eles são produzidos por artesões chineses.Contrariando as produções em massa semi-escravas Chinesas a marca trabalha com comunidades rurais que produzem os óculos artesanalmente, oferecendo a seus colaboradores salários dignos.